Ugly Fashion: A teoria do sapato errado
- Byanka Sachetti
- 9 de set.
- 1 min de leitura
Na moda contemporânea, onde as fórmulas estão sendo constantemente desfeitas, um novo olhar sobre estilo ganha força: a teoria do sapato errado. E, ao contrário do que o nome sugere, essa não é uma proposta sobre erros, mas sobre styling com intenção.
A ideia parte de um princípio simples: a combinação mais interessante nem sempre é a mais óbvia. Um vestido delicado com um tênis esportivo. Um look alfaiataria com papete. Uma minissaia de couro com uma sapatilha romântica. Em um primeiro momento, o sapato parece destoar da proposta, como se estivesse “errado”, mas justamente aí que vem sua força estética.
O conceito ganhou espaço tanto nas passarelas, Miu Miu, Prada e Loewe e também no street style, que há temporadas vem aparecendo com o desequilíbrio visual como proposta de estilo. É um movimento que conversa diretamente com a moda utilitária, com o styling irônico e com a valorização do conforto sem abrir mão da estética.
Uma provocação fashionista representa um novo código de vestir. Um convite à liberdade, à experimentação e, principalmente, à quebra das regras que por tanto tempo limitavam o que era considerado “chique”.
O “sapato errado” é, na verdade, a peça certa para um novo look, onde autenticidade e contraste é que chamam a atenção.








